Atividades - Aventuras

Ir para o conteúdo

Atividades

27 e 28/2/2019. Mapeamento de três cavernas.

Angelo Spoladore, Rosana Kostechi e Glauber Stefan da Universidade Estadual de Londrina estiveram fazendo o primeiro mapeamento das cavernas: Pedra Lisa, Morcego e Gruta. Aqui na região o Professor Angelo esteve já com outra equipe mapeando a Caverna do Pau Oco, tendo inclusive publicado artigo sobre a mesma. Esperamos em breve ter mais este registro publicado, servindo para base de estudos mais aprofundados no futuro.
13/6/2018 - Registro de Artefatos.

Interior de Marmeleiro, Água Verde e Linha Gruta.
26/10/2017 - Resultado Científico do Aventuras.

Agora temos oficialmente a primeira caverna com estudos científicos na região Sudoeste do Paraná.
Grato ao Professor Angelo Spoladore, Lucas Bernal Maia, Emerson Henrique, Karine Vargas e Silvio Brandini Neto.
22 e 23/4/2016 - Caverna do Pau Oco

Esta caverna foi encontrada com base em informações de pessoas em Enéas Marques e posteriormente com o dono das terras onde ela se localiza, Sr. Renato Bitencourt.
Fazendo uma pesquisa no Cadastro Nacional de Cavernas do Brasil ela não foi encontrada. Assim, após contato com a SBE, Sociedade Brasileira de Espeleologia, fomos direcionados para o especialista em cavernas mais próximo, Professor Angelo Spoladore da UEL – Universidade Estadual de Londrina, Doutor em Geociências.
O Professor Angelo pediu maiores informações que culminaram com a decisão de vir com uma equipe de mais três alunos do curso de geografia da UEL para fazer a prospecção e mapeamento da caverna.
Os trabalhos foram desenvolvidos nos dias 22 e 23 de abril. Foi feito mapeamento pela lateral e pelo centro da caverna, medição e croqui da entrada e do interior da caverna, recolhimento de amostras minerais, medição de fraturas internas e externas, registros fotográficos, medições de temperatura e umidade, localização por coordenadas geográficas e altitude da mesma.
Com base em todo este levantamento os dados serão tratados pela equipe na UEL para oficializar o registro da mesma com seus dados e mapa bem como permitir maiores estudos sobre a mesma.
Conforme o Professor Angelo, pelo seu conhecimento esta é a terceira caverna de basalto que está sendo registrada no Paraná.
Equipe da UEL: Professor Dr. Angelo Spoladore; Emerson Henrique, Lucas Bernal Maia e Silvio Brandini Neto – estudantes do curso de Geografia; Hélio Campanini – motorista.
Observação: próximo da caverna existe a Cachoeira do Pau Oco, e a caverna também terá o nome de "Caverna do Pau Oco" porque próximo temos uma árvore também oca.
Voltar para o conteúdo